Prática é adotada por indústrias para descarte consciente de resíduos sólidos
A última década trouxe importantes mudanças nas políticas de preservação ambiental. Com a publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305) em agosto de 2010, foram estabelecidas novas práticas que visam reduzir os impactos da produção de resíduos sólidos no planeta – especialmente aqueles resíduos que, sem um descarte correto, podem danificar o meio ambiente por sua toxidade ou lenta deterioração.
Foi assim que o conceito de logística reversa ganhou ainda mais forças no mercado, tornando-se um assunto incontornável para o setor industrial e de transporte de mercadorias. Você sabe o que isso significa? Entenda a seguir.
Logística reversa é um processo logístico. Através dele, resíduos sólidos que podem prejudicar o meio ambiente são recolhidos em indústrias e comércios, seja para retornarem ao seu local de origem ou para serem encaminhados à reciclagem.
Entre os materiais mais recolhidos através desse processo estão plásticos, embalagens, pilhas e baterias, lixo hospitalar, entre outros. São resíduos que, sem um descarte consciente, podem sobrecarregar aterros sanitários ou até mesmo serem descartados indevidamente em terrenos baldios, rios, lagos ou oceanos.
Além de benefícios para a área ambiental, as práticas de logística reversa têm trazido outros grandes benefícios para as indústrias, contribuindo com a redução de custos operacionais e favorecendo a produção de matérias-primas recicladas, que podem ser até 40% mais baratas que as matérias-primas extraídas da natureza.
Além disso, empresas que adotam processos de logística reversa têm se beneficiado com a criação de uma imagem positiva, transmitindo ao seu público uma preocupação com a sustentabilidade e fazendo um bem que impacta toda a sociedade, contribuindo não somente com o mercado da reciclagem, mas com a preservação do meio ambiente.
A melhor maneira de implementar práticas de logística reversa em sua indústria é procurar uma empresa especializada nesse segmento. Existem empresas que trabalham em diferentes segmentos da logística reversa, como o plástico, o papel e as embalagens.
No caso da Zahle Polímeros, somos especializados em logística reversa para o mercado de embalagens de ráfia e big bags. Recolhemos estes materiais em indústrias e reciclamos eles para a produção de nosso produto final, o polipropileno aglutinado (PP).
O polipropileno aglutinado (PP) é uma matéria-prima reciclada de alta qualidade e excelente custo-benefício, utilizada por indústrias injetoras para a criação de acessórios e produtos em plástico.
Para conhecer mais sobre nossos serviços, acesse nosso site.
A Zahle Polímeros cuida do meio ambiente
Empresa licenciada para operar com respeito às normas da legislação ambiental. Trabalho supervisionado por engenheiros ambientais.