Estratégias verdes tornaram-se um pilar estratégico de indústrias na nova economia
A preservação do meio ambiente é um dos principais desafios para o crescimento da iniciativa privada no século XXI. O desenvolvimento acelerado de setores, como a indústria e o comércio, esbarra na necessidade de assegurar um crescimento sustentável, que não comprometa a qualidade de vida das futuras gerações.
De olho nesse desafio, a sustentabilidade tornou-se um pilar estratégico para as indústrias na nova economia. Aliando a produtividade às preocupações com a preservação ambiental, as organizações têm adotado estratégias verdes para buscar um equilíbrio econômico, social e ambiental.
Novas práticas sustentáveis
A adoção de práticas sustentáveis não é uma realidade somente de indústrias ligadas ao setor ambiental. É um desafio que impacta todas as empresas que buscam inovar e se tornar mais competitivas, sem esquecer da responsabilidade social e ambiental. Para implementar essas práticas, é necessário estratégia, planejamento e muita organização.
E quais seriam as principais estratégias verdes? Elencamos cinco pontos para você ficar de olho e tornar sua indústria mais sustentável:
O consumo excessivo de energia é extremamente prejudicial para o meio ambiente e pode acarretar em multas e taxas extras na conta de energia. O chamado baixo fator de potência é identificado pelas companhias quando há consumo em excesso de energia elétrica por parte de uma organização, e geralmente ocorre quando máquinas ou processos geram excesso de energia reativa, elevando o desperdício no consumo.
Uma das causas do desperdício de energia elétrica pode ser a defasagem de equipamentos, especialmente máquinas industriais. É fundamental que o equipamento passe por revisão periódica e seja utilizado dentro de sua capacidade produtiva. No caso de existirem máquinas muito antigas, a sugestão é que os equipamentos sejam substituídos por equipamentos mais modernos, que consomem menos energia e otimizam processos.
O desperdício de água também é um fator preocupante no setor industrial. Em grande parte dos casos, esse desperdício está ligado a vazamentos e métodos obsoletos, que utilizam a água de modo inadequado. Uma técnica que vem sendo muito utilizada no setor, e que pode reduzir em até 90% o consumo de água de uma indústria, é o reaproveitamento da água no processo industrial.
O descarte incorreto de resíduos sólidos é hoje um dos maiores vilões da indústria. Materiais como metais, papeis e plásticos precisam ser descartados corretamente, evitando que sejam misturados com o lixo orgânico e jogados em aterros ou lixões a céu aberto. A prática mais correta, nestes casos, é procurar uma empresa especializada em logística reversa para descartar corretamente estes materiais e enviá-los para reciclagem.
A reciclagem de resíduos sólidos trouxe ao mercado uma grande quantidade de matérias-primas recicladas, com excelente qualidade e custo-benefício. Estes materiais contribuem na redução do custo operacional de indústrias, custando até 40% menos que as matérias-primas extraídas diretamente da natureza. Além do benefício econômico, há também o benefício ambiental, pois reaproveitam materiais já existentes no mercado e que virariam lixo.
Na Zahle Polímeros, produzimos polipropileno (PP) aglutinado através da reciclagem de resíduos de embalagens de ráfia e big bags. Esta matéria-prima é utilizada por indústrias para a criação de acessórios e objetos de plástico.
Para saber mais sobre o nosso produto, entre em contato através do site.
A Zahle Polímeros cuida do meio ambiente
Empresa licenciada para operar com respeito às normas da legislação ambiental. Trabalho supervisionado por engenheiros ambientais.